segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Paralelismos aos dias da ira

Nos dias da ira a minha vontade expira
Só penso em destruir
Corro como louco como o bruto Orinoco
- O Tejo não, que o seu tormento é rouco –
Um tritão sem tridente
No fundo do Guadalquivir
O Etna, deixando a fase latente
Após muitos séculos dormente
Quer exercitar os membros, expandir
A sua cratera é uma insalubre fossa demente
Quer atirar connosco ao nadir

Há na Manchúria taigas perversas
Geadas agrestes, avessas
À ideia do homem existir
Sou, então, como uma delas
Dessas que pintadas em telas
Parecem da moldura querer se evadir
Convoco a neve à galeria
Minhas chuvas são uma antítese da alegria
E os meus ventos sombras do devir

Nem em Leiria os pinhais mansos, de pinheiros bravos
Nem em Monchique os sobreiros velhos, domesticados
Encontro paralelismos para os meus dias da ira
Só os pólos austeros, habitados
De bestas e demónios alados
Ombreiam com os desacatos provocados
Pelos meus dias da ira

No fundo dos mares, as moreias repelentes
E os tubarões de dentes salientes
Incutindo fé aos medrosos crentes
Raias eléctricas e leviatans
Que desacreditam os amanhãs
São, ao meu lado, umas bonequinhas de vestir
Os elefantes indianos,
Os tigres comedores de humanos
Os bárbaros inumanos de Alcácer-Quibir
Arrancam-me quando muito um bocejo de dormir
Não há na natureza
Uma imagem que com franqueza
Me permita transmitir
O que nesses dias é a minha destreza na vontade de destruir

Contudo, tu que me vês assim
Tu, que já me viste como os lagos da Baviera
Pacífico, parado, como as neves da serra
Um Atacama onde a areia se não ergue
Um estreito de Bering sem iceberg
Tu que me conheces como ninguém
Olhas para mim, para o meu ar irado
E não te pareço mais que um gatinho assustado
Perseguindo obsessivamente a sua cauda tosca
E sabes com uma sabedoria de Matusalém
Que não meto medo a ninguém
Que não faço mal nem a uma mosca.

1 comentário:

WORLDSPRESIDENT.com disse...

WORLDSPRESIDENT.com te invita a visitar su sitio en Internet.
Escribe en tu blog una entrada en donde platiques qué harías si fueras presidente del mundo. Después copia este mensaje e invita a 10 amigos más. Únete al movimento FWP

WORLDSPRESIDENT.com invites you to visit their website.
Write down in your blog an entry telling us what would you do if you become WORLD'S PRESIDENT.
Then copy this message and invite 10 more friends.

Join to the FWP movement!!!

WE'RE FINDING WORLD'S PRESIDENT
www.WORLDSPRESIDENT.com